Mobilidade na terceira idade e a importância de um local bem estruturado
- Equipe Agaeme
- 17 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos idosos têm algum tipo de dificuldade para realizar as tarefas básicas do dia a dia, como cozinhar, vestir-se ou simplesmente locomover-se.
Entre os fatores que comprometem a qualidade da marcha e podem levar à dificuldade para caminhar estão as alterações naturais de ossos, articulações, ligamentos e musculaturas que sofrem com o desgaste ao longo dos anos. Por isso, os idosos são mais propensos a acidentes e quedas que afetam o deslocamento.
Infelizmente a mobilidade urbana está entre os fatores que mais diminuem a taxa de qualidade de vida dos idosos. O cenário urbano com ruas e calçadas esburacadas, ausência de rampas e elevadores, locais com desníveis e etc. afetam diretamente o acesso ou não de pessoas com mobilidade reduzida, inclusive idosos.

Escolher um local adequado para moradia é fundamental para o bem-estar dos idosos. No Agaeme Residencial, contamos com ambientes amplos, planos e iluminados, com barras de apoio nos corredores, além de banheiros adaptados para manter a mobilidade sem perder a autonomia.

Ao envelhecer, o principal propósito de vida precisa ser ter qualidade de vida, afinal, assim como nas demais etapas da vida, superar desafios e adversidades nos fortalece para um bem viver.
Os direitos dos idosos asseguram que possua condições para viver de uma forma tranquila com a saúde, o lazer, a segurança e locomoção bem preservadas.
(Texto: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Santa Catarina)