Além das doenças ocasionadas pelas baixas temperaturas, o inverno traz algumas dificuldades, em especial para os idosos. O frio tende a deixar os músculos tensos interferindo na postura, sendo comum ficar encolhido favorecendo o surgimento de torcicolo. Outra situação preocupante neste período é o aumento de número de quedas entre idosos que acontece por diversos motivos. O fato de irem muitas vezes ao banheiro durante a noite aumentam as chances de esbarrar em obstáculos no caminho, cair da cama, ou até tropeçar nas cobertas que se multiplicam devida a temperatura baixa.
Esses fatores não podem se ignorados, pois eles podem trazer sérios prejuízos aos idosos causando fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular e os deixa inseguros e com medo de cair novamente. O Ministério da Saúde alerta sobre este assunto e reforça os cuidados com a terceira idade.
Uma dieta rica em cálcio e alguns cuidados extras podem ajudar a prevenir fraturas e outras complicações. Retirar tapetes soltos em casa, não andar em solo escorregadio, usar auxílios fixos em banheiros ou cômodos que preferir, caminhar com auxílio quando achar necessário, como andador, muletas, bengalas e principalmente manter uma vida ativa e saudável com exercício físico regular são algumas das recomendações.
Lembre-se: pessoas que sofreram grandes traumas podem ser impedidas de desenvolver atividades do dia a dia e perdem a autonomia ao depender de outros. A situação é difícil tanto para o idoso quanto para sua família ou para o cuidador. A vida dos idosos é muito preciosa, por isso, em qualquer estação do ano, eles precisam estar saudáveis e protegidos. Boa alimentação, atividades físicas regulares e compatíveis com a idade, rotina médica, convívio família saudável, amor e atenção são ingredientes que contribuem para que a fase da velhice seja a mais saudável possível.
Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1633 de 02 de Julho de 2020.
Comentarios