Envelhecer é um processo natural que todos passam, e algumas das consequências são as perdas da sensibilidade e do controle sobre os movimentos. Atividades como se alimentar ou se vestir, por exemplo, passam a gerar dificuldades nessa fase.
A fisioterapia para idosos é realizada na maioria das vezes com o foco na reabilitação e auxílio ao paciente para que ele consiga ter uma boa qualidade de vida, melhorar a locomoção, a disposição para atividades físicas e principalmente reduzir ou até mesmo evitar a incidência de problemas de saúde ligados ao corpo e aos movimentos.
Atualmente, com o aumento da população idosa em todo mundo, a fisioterapia na terceira idade está em maior evidência, principalmente em prol da melhora na qualidade de vida em decorrência do avanço da idade.
Os exercícios realizados durante as sessões buscam promover o aumento na força e equilíbrio e são indispensáveis para melhorar a qualidade de vida dos mais velhos. A fisioterapia atua na tentativa de melhorar o processo de envelhecimento durante o declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, das quais refletem na capacidade funcional da terceira idade.
Veja alguns dos benefícios:
- Melhora estados patológicos já existentes como artrose, artrite, osteoporose, entre outros.
- Fortalece a musculatura e auxilia na prevenção de danos em caso de queda;
- Recuperação dos reflexos posturais e flexibilidade;
- Ajuda na coordenação motora;
O ideal é saber que o envelhecimento é inevitável, mas é possível utilizar os recursos e tratamentos para amenizar problemas, doenças e situações que possam prejudicar na qualidade de vida.
Comentários