Alimentação: uma grande aliada da memória
- Equipe Agaeme
- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Felizmente, os cientistas têm obtido cada vez mais evidências de que o estilo de vida exerce um papel importantíssimo na melhora das funções cerebrais e na prevenção de doenças neurodegenerativas, caso do Alzheimer. A alimentação é um capítulo à parte nessa linha de defesa.
Uma dieta equilibrada é extremamente bem-vinda ao cérebro, mas, para facilitar nossa missão de fazer boas escolhas no mercado e à mesa, listamos aqui sete alimentos que, integrados a uma rotina saudável, nutrem os neurônios e ajudam a preservar a memória e outras capacidades cognitivas.
1 - FRUTAS VERMELHAS
Esses frutinhos deliciosos como morangos, amora, uva, framboesa e mirtilo, são ricos em compostos de ação antioxidante e anti-inflamatória. Em idosos, o consumo prolongado de frutas vermelhas reduz o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro, o que defende os neurônios diante das placas beta-amiloide - que acumulam no cérebro de quem tem Alzheimer, destruindo as conexões entre as células e elas próprias. Em dois estudos científicos, pessoas idosas que já apresentavam problemas de memória receberam doses diárias de suco de uva tinto ou suco de mirtilo ao longo de 12 semanas. Resultado: ganhos nos testes de memória verbal e espacial, na comparação com quem ingeriu bebidas sem os frutos de verdade.
2 - AMENDOIM
Rico em gorduras boas, vitaminas e minerais caros ao cérebro. Além disso, sua casquinha contém resveratrol, a mesma substância protetora encontrada no vindo e no suco de uva. Um estudo recente aponta que o resveratrol é particularmente benquisto pelo cérebro. Ele está associado à proteção contra Alzheimer, Parkinson e até tumores cerebrais.
3 - FOLHAS ESCURAS
Couve e outras verduras de folhas escuras devem fazer parte da rotina alimentar. Isso porque elas ajudam a manter adequados os níveis de vitamina K. Um estudo conduzido no Canadá demonstrou que idosos com bons níveis de vitamina K no sangue apresentavam melhor performance em testes de memória verbal.
4 - AÇAFRÃO
Um dos componentes dessa especiaria é a curcumina, um polifenol com comprovados efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Com menos radicais livres e inflamação na área, o cérebro fica menos sujeito a processos degenerativos mais comuns com a idade.
5 - IOGURTE E KEFIR
Pesquisadores europeus descobriram que o consumo regular de bebidas fermentadas melhora a qualidade do sono e do humor em adultos saudáveis, o que, direta ou indiretamente, repercute na memória e em outras habilidades cognitivas.
6 - NOZES
Ricas em Ômega 3, uma gordura especialmente proveitosa para os neurônios, e substâncias de ação antioxidante e anti-inflamatória. O consumo de nozes favorece a formação de novos neurônios e ainda contribui para a comunicação entre os já existentes. Além disso, a inclusão das nozes dentro de um cardápio com frutas, verduras, legumes, azeite, peixes e vinho está associada a uma redução em 46% no risco de sofrer um AVC.
7 - PEIXES
Além da proteção contra doenças neurodegenerativas, peixes ricos em Ômega 3 como salmão, sardinha e atum, ajudam a prevenir e reduzir significativamente sintomas de depressão. O consumo de qualquer peixe, pelo menos uma vez por semana, é o suficiente para ampliar o volume de massa cinzenta.
Fonte: https://saude.abril.com.br/
Comments